Pesquisa:
0
30.04.2014
Movimento Sindical
Dia do Trabalhador: um grito pela jornada de trabalho
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

Em todo o País, os eventos do 1º de Maio são um momento para se reivindicar redução da jornada de trabalho.

1
28.04.2014
Movimento Sindical
1º de maio e a redução da jornada
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

"Ao longo da história e sob o impulso da luta dos trabalhadores, a comemoração do Dia do Trabalho transformou-se, para a esmagadora maioria dos povos, em um marco de referência para impulsionar lutas, conquistas e avanços e para denunciar a repressão e o retrocesso.

Em todo o mundo, a jornada de oito horas, signo de modernidade, ligou-se à comemoração, de forma tal que, o 1º de maio é o dia da redução da jornada de trabalho (mesmo nos Estados Unidos que há muito tempo aboliu esta comemoração).

Aqui no Brasil- e, deve-se reconhecer, sob a batuta do Paulinho da Força- a comemoração festiva do 1º de maio, com espetáculos de música, sorteios e outras atrações, transformou-se no mais poderoso instrumento da unidade de ação do movimento sindical.

Irradiando-se a partir dos milhões agrupados em São Paulo, na Praça da Bagatelle, em todo o País acorrem outros milhões de trabalhadores e trabalhadoras. É o momento de agitar as bandeiras reivindicatórias unitárias, na diversidade das manifestações.

Este ano não será diferente, apenas mais plural. Com todas as paixões aguçadas pelas disputas eleitorais em curso, as comemorações do 1º de maio deverão ressaltar a pauta unitária do movimento sindical, em particular a manutenção da política do salário mínimo a ser definida em 2015.

Vamos em frente que atrás tem gente conspirando contra os empregos, contra os salários e contra os direitos dos trabalhadores".

João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical

1
09.04.2014
Movimento Sindical
Jornal da Gazeta destaca Marcha dos Trabalhadores
CNTM
Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

O site da CNTM postou um vídeo do Jornal da Gazeta destacando a 8ª Marcha da Classe Trabalhadora, em defesa da pauta trabalhista, que inclui a redução da jornada. Acesse: http://www.cntm.org.br/portal/videoplayer.asp?id_CON=12284



6
24.03.2014
Movimento Sindical
8ª Marcha da Classe Trabalhadora reivindicará Redução da Jornada
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

O movimento sindical realizará em São Paulo, no dia 9 de abril, uma grande manifestação em defesa da Pauta Trabalhista, com destaque para a reivindicação da redução constitucional da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução salarial. A concentração do ato será na Praça da Sé, a partir das 9h00, com passeata até a Avenida Paulista. Participe e leve um cartaz defendendo a redução da jornada. Vamos pra rua!

 

#‎9abrilDireitosJá

2
17.03.2014
Movimento Sindical
Jornada de 40h, já!
CNTM
Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

"A nossa luta em prol dos trabalhadores possui uma das mais importantes bandeiras: a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução salarial.

A última alteração que tivemos na carga horária dos trabalhadores que foi em 1988, na promulgação de nossa constituição, naquela época conquistamos a redução de 48 horas semanais para 44 horas semanais.

Mas precisamos e desejamos avançar mais, a nossa jornada de trabalho ao longo desse tempo não sofreu alterações apesar das inovações tecnológicas,do mercado e das formas de produção.

A redução da jornada de trabalho significa melhorias de qualidade de vida das famílias trabalhadoras e aumento das oportunidades de criação de mais empregos e consequentemente mais movimento para a economia.

Com uma jornada menor, a sociedade é quem vence, com maior ganho social dos trabalhadores e trabalhadoras, como mais tempo para dedicação aos estudos, lazer, convívio familiar e social, ea queda nos riscos de fadiga e acidentes provenientes da nossa atual jornada de trabalho.

No âmbito econômico, com a nova conquista, serão criados mais de 2 milhões de postos de trabalho, segundo estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos – DIESSE.Isso na pratica é aumentar as oportunidades e favorecer o aquecimento do mercado de trabalho.

Nós da Força Sindical defendemos as 40 horas semanais já! Só assim garantiremos que todos os trabalhadores e trabalhadoras possam ter equilíbrio entre suas vidas profissional, familiar e social".

Edmilson Domingues é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto

1
19.02.2014
Movimento Sindical
Uma ilustração sobre o tema
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

O site da Força Sindical www.fsindical.org.br está veiculando a seguinte ilustração do Gilmar, crítica e ao mesmo tempo muito sensível.

Gilmar
Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42